Mapa da África

Mapa da África
Mapa da África regiões

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pontos turisticos

Galway
Com atmosfera festiva, há restaurantes e bares para todos os gostos musicais e gastronômicos. O charme fica por conta das casas coloridas de um só piso.

Calçada dos Gigantes
Fformações rochosas que caem da montanha da Costa de Antrim e penetram no Atlântico Norte como uma escadaria em que degraus têm a forma de imensos hexágonos. Formada a partir da lava de um vulcão, diz a lenda que foi construída pelo gigante Finn Mac cool para alcançar sua amada na Escócia.

Waterford
Fundada em 853 pelos vikings, os povos que por aqui passaram deixaram marcos históricos, como a Torre Reginald, originalmente construída por vikings e reerguida pelos normandos e o Castelo de Waterford, do século XV, localizado numa ilha, possui verdadeira arquitetura irlandesa, tendo sido transformado em hotel de luxo. Próximo à cidade, alguns vilarejos possuem características típicas irlandesas, como é o caso de Kilkenny, Dunmore East, Glendalough e Wicklow.

Locais Turísticos da Irlanda
Percorreremos Irlanda de Norte a Sul. Primeiro visitaremos as duas cidades mais importantes e a ilha para transladarmos logo aos famosos seis condados. Destes pontos se podem fazer uma série de excursões organizadas do máximo interesse. Depois partiremos para Irlanda do Sul, famosa pelos seus castelos e hotéis e as suas maravilhosas paisagens naturais.

IRLANDA DO NORTE
BELFAST
A cidade nasceu como um forte rodeado de colinas sobre o rio Lagan. Na Idade Média desenvolveu-se uma pequena vila em torno ao forte e no princípio do século XVII os habitantes foram expulsos, onde assentaram os protestantes escoceses e ingleses, enviados pela Coroa Inglesa visando repovoar a região. Muitos anos mais tarde tornou-se um importante produtor de linho e barcos. Com mais de 400 mil habitantes, a cidade tem o tamanho ideal para passear de um a outro monumento da cidade. O rosto desta cidade, no centro, é o da Rainha Vitória. Todas as estruturas importantes levam a marca da era vitoriana.

A Prefeitura é o edifício mais impressionante de Belfast. Está construido com pedra de Portland e a cúpula é de bronze. No seu interior aloja um grande mural que representa a evolução industrial da cidade.

Albert Memorial. Trata-se de uma torre com relógio situada na parte mais próxima ao rio. A sua característica tem-lhe valido o nome da "Torre inclinada de Belfast".

Catedral de Belfast. Encontra-se em Lower Donegall Street. É uma construção de estilo romântico irlandês finalizada em 1904 que contém no seu interior um belo mosaico que representa o desembarco de São Patricio em Saul.

Escritórios do Porto. Este edifício tem no interior uma interessante coleção de pintura, escultura e cristal serigrafado de temas relativos à história marítima da cidade.

Zoo. Está situado na estrada de Antrim, em um parque sobre uma colina de onde divisa-se a cidade e o lago.

Grande Opera House. Este encantador teatro rococó foi desenhado pelo conhecido arquiteto Frank Matcham e o seu interior está profusamente decorado em tons dourados e castanhos.

Museu Folclórico do Ulster. Situado a uns 14 quilômetros da cidade. A casa solarengo aloja coleções de objetos históricos e um salão de chá. Também há uma granja com uma vacaria por frente de uma igreja.

LONDONDERRY
A cidade primitiva levanta-se à beira do rio Foyle e as suas antigas ruas formam a zona comercial e de negócios mais importante da cidade. A outra parte, a zona moderna, é muito maior e extende-se a ambos lados do rio. O mais interessante para visitar é:

As Muralhas. A maior parte delas pode-se percorrer com um acesso ao Magazine Gate. Delas contempla-se uma maravilhosa vista da antiga cidade.

The Guildhall. Trata-se de um imponente edifício gótico do século passado mas a princípios do nosso século sofreu um desastroso incêndio que destruiu todo o interior. Após a reconstrução podem-se admirar os belos panéis de carvalho, o mármore e os cristais das suas decorações.

Catedral de São Columbano. É um dos edifícios mais antigos da cidade velha. Trata-se de uma catedral construida em 1633.

Ruas do Centro. Muitas ruas da cidade são empinadas e rústicas com exemplos de arquitetura vitoriana e georgiana.

OS SEIS CONDADOS
CONDADO DE A TRIM
É famoso pelas suas falesias e paisagens selvagens sem pavimentar. A estrada costeira aberta ao tráfico em meados do século, permite o acesso aos turistas para admirar as maravilhosas vistas e os lugares a beira dela.

As Canhadas de Atrim. São nove as famosas canhadas desta localidade. O conselho para o visitante é ir devagar para observar as maravilhas da paisagem.

The Giant's Causeway. É talvez a mais famosa de todas as maravilhas naturais de Irlanda.

Cultura

Dublin é a cidade de grandes festivais tradicionais. A cada semana, há um ritmo de festa diferente, podendo ser então, um festival religioso, musical, de arte, moda, comidas, bebidas, feira de livros e entre outros.

A festa mais popular da cidade e que atrai mais turistas do mundo inteiro, é o Dia de São Patrício (em inglês, Saint Patrick's Day), um dos padroeiros da Irlanda, e é normalmente comemorado no dia 17 de Março. De famílias a grupos de amigos, embalados por cerveja Guinness e Irish coffee, todos saem às ruas de Dublin fantasiados ou com os rostos pintados, em uma espécie de carnaval. "Bandas marciais", como são chamadas, são as que eletrizam a cidade neste dia tão aclamado.

Além de grandes bonecos infláveis, o espetáculo inclui teatro de rua, artistas circenses, e até mesmo exibição de filmes irlandeses, shows e brincadeiras como gincana, pelas ruas da cidade.

A terra cultural dublinense também tem como natalidade, grandes escritores como George Bernard Shaw, Bram Stoker, Jonathan Swift, Oscar Wilde, William Butler Yeats, Samuel Beckett, James Joyce (autor de Ulisses) e entre outros. Além de escritores, Dublin também é a cidade natal de grandes atores de Hollywood como Colin Farrell e Jonathan Rhys Meyers, e de grandes músicos como, a famosa banda U2, e do cantor, compositor e humanista Bob Geldof. Várias bandas de rock hoje em dia se inspiram na cultura irlandesa e de Dublin, como Flogging Molly, Dropkick Murphys, Orthodox Celts e High Kings.

A cidade também é a sede de grandes símbolos históricos, que guardam antigas lembranças do povo irlandês, podendo ser vistos no Museu Nacional de Pinturas da Irlanda, Museu Irlandês de Arte Moderna, Galeria Nacional da Irlanda, e Hugh Lane Municipal Gallery, incluindo três Museu Nacional da Irlanda.

Educação

Dublin é o principal centro de ensino na Irlanda, com três universidades e várias outras instituições de ensino superior. Há 20 institutos de nível terciário na cidade. A Universidade de Dublin é a mais antiga universidade na Irlanda que data do século XVI. O seu único colégio constituinte, o Trinity College, foi criado por Carta Real pela rainha Isabel I de Inglaterra e foi fechado aos Católicos Romanos até à Emancipação Católica, e em seguida, até 1970. Está situado no centro da cidade, no Colégio Verde, e tem 15.000 alunos, a maioria dos quais são católicos. A Universidade Nacional da Irlanda (NUI) tem a sua sede em Dublin, que também está associado à localização do University College Dublin (UCD), a maior universidade da Irlanda, embora esteja situada em Dun Laoghaire-Rathdown, junto à fronteira da cidade. Dublin City University (DCU) é a mais recente universidade e é especializada em negócios, engenharia, ciência e cursos, em especial com relevância para a indústria. O Royal College of Surgeons, na Irlanda (RCSI) é uma escola médica que é uma faculdade reconhecida da NUI, e está situada em St. Stephen's Green, no centro da cidade. A Universidade Nacional da Irlanda, Maynooth, outra constituinte da universidade NUI, está no vizinho Co. Kildare, cerca de 25 km do centro da cidade. Os irlandeses da administração pública e gestão têm a sua sede em Dublin, o Instituto de Administração Pública oferece um leque de graduação e pós-graduação através da Universidade Nacional da Irlanda e em alguns casos, da Queen's University Belfast.

Dublin Institute of Technology (DIT) é uma universidade moderna e técnica do país, sendo a maior instituição não-universitária de nível terciário, que é especialista em assuntos técnicos, mas também oferece muitos cursos de artes e humanidades. É que em breve será transferida para um novo campus em Grangegorman. Dois subúrbios de Dublin, Tallaght e Blanchardstown têm Institutos de Tecnologia. Portobello College Dublin tem os seus diplomas conferidos pela Universidade do País de Gales.

Economia

A economia irlandesa não possui uma grande dimensão, apesar disso, é moderna e tem forte ligação e dependência com o setor do comércio. A economia do país era extremamente envolvida com a agricultura, no entanto, atualmente essa importância foi transferida para o setor industrial, que representa 38% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional. A indústria responde por 80% das exportações e cerca de 28% da PEA (População Economicamente Ativa) se encontra atuando nesse setor.

Culinária

A culinária irlandesa pode ser dividida em duas categorias principais: tradicional, composta basicamente de pratos simples; e pratos mais modernos, como os servidos em restaurantes e hotéis. O colcannon é um saboroso prato feito com batatas e um tipo de alho silvestre, repolho ou couve-de-folhas, parecido com o bubble and squeak. O champ é feito com purê de batata misturado com cebolinha-verde picada.

Outros exemplos de pratos irlandeses simples são: o Irish stew(guisado irlandês), e também bacon e repolho (cozidos juntos na água). O boxty, um tipo de panqueca de batata, é outro prato tradicional irlandês. Um prato típico de Dublin é o coddle, onde um dos ingredientes é salsicha de porco cozida. A Irlanda é famosa pelo seu breakfast irlandês, uma refeição frita (ou grelhada) geralmente constituída de bacon, ovos, salsicha, morcela preta e branca, tomates fritos e pode também ser incluído pão de batatas ou batatas fritas à francesa.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Relevo.

O relevo irlandês é constituído por uma zona interior de planícies, com altitudes que variam entre 60 e 120m. Menos de 15% do território irlandês alcança altitude superior a 200m. O ponto culminante é o pico Carrantuohill (1.041m), localizado na cordilheira Macgillicuddy. A única falha na montanhosa orla marítima estende-se na direção norte a partir de Dublin, ao longo da costa leste. Na costa ocidental, extremamente recortada, as montanhas de Donegall, Mayo e Kerry avançam sobre o oceano, separadas por largas e profundas baías.

Fauna e Flora

Quase toda a vida animal e a vegetação da ilha provêm de migrações posteriores às glaciações, originárias do norte da Europa. A vegetação natural predominante é de árvores de folhas perenes, como carvalhos e faias. São abundantes os bosques de coníferas, introduzidas pelo homem.

Não é grande a variedade de espécies animais, e só aves e dois tipos de pequenos roedores, além de um tipo de lagarto, são nativos. Não há cobras, o que, segundo antiga lenda, se deve à intervenção milagrosa de são Patrício, padroeiro da ilha.

Clima

O clima sofre a influência dos ventos suaves do sudoeste e das águas temperadas da corrente do Golfo. Os meses mais frios são janeiro e fevereiro, com média de 5º C; os mais quentes, julho e agosto, com média de 15º C. As temperaturas são praticamente invariáveis em toda a ilha, mas a incidência de chuvas varia muito: enquanto na região oeste, mais exposta aos ventos úmidos do Atlântico, a precipitação anual é de 2.500mm, no leste, mais resguardado, a média é de 750mm. As nevadas são freqüentes somente nas montanhas.

Hidrografia

O rio mais extenso do país é o Shannon, com 259km, que drena uma vasta área das planícies centrais e forma em seu curso uma série de lagos. Outros cursos importantes são o Slaney, o Liffey e o Boyne, no leste; o Nore, o Suir e o Barrow, no sudeste; o Blackwater, o Bandon e o Lee, no sul; e o Clare e o Moy no oeste.